Não duvide: a televisão é uma poderosa disseminadora de modismos, principalmente as novelas, que são líderes de audiência, ficando atrás apenas das finais de campeonatos de futebol. Vira e mexe, as tramas lançam moda e logo, logo estampam as vitrines e viram febre pelas ruas. São roupas, cabelos, acessórios e cores que entram para o hall das tendências.
Prova é: quem não se lembra da novela O clone, quando todas tinham a bendita pulseirinha da Jade? Ou no folhetim Da cor do pecado, que lançou a moda do brincão desigual? E a personagem Rakelli, de Beleza pura, com as meias coloridas e sandália plataforma? Das antigas, tem a Sandrinha, de Torre de babel, que emplacou a blusinha com a alça do sutiã aparecendo, algo considerado o cúmulo do brega pelos fashionistas de plantão, mas que entrou pra moda, e até hoje, se vê facilmente nas ruas. E mais recentemente, a franjinha da Alícia de A favorita, moda que caiu no gosto das meninas e ferveu os salões de beleza.
Agora, a bola da vez na telinha é a moda indiana, lançada pela novela das 8 da Globo, Caminho das Índias. Mas será que essa moda pega? Parece que sim. A exuberância da cultura indiana já entrou para as coleções dos mais antenados. Os modelitos orientais estão no último editorial da luxuosa Daslu e também prometem cair no gosto popular dos grandes comércios, como o da Rua 25 de Março e o Bairro Bom Retiro, em São Paulo, e nos polos da moda mineira, Barro Preto e Prado em Belo Horizonte.
Para o estilista João Paulo Durão, a moda indiana não alcançará muito as grandes marcas e sim as confecções populares, pois o étnico já está saindo das grandes tendências, e dando lugar a um inverno mais monocromático e sóbrio, por causa da crise econômica mundial. “As peças que estão sendo lançadas são de investimento que durem mais, por isso o pouco uso de estampas, cores e adornos.”
Mas vale saber que a moda da Índia vai muito além das túnicas e vestidinhos “indianos”. No dia-a-dia, as roupas mais usadas são o Saree e o Salwar Kameez. O Saree é aquele pano cumprido enrolado ao corpo, já o Salwar Kameez é um conjuntinho de túnica e calça, tudo feito de algodão e muito colorido.
Além das roupas, a maquiagem é outra característica marcante e tem tudo pra ser tendência no inverno. Tons fortes, muito brilho, sobrancelhas bem marcadas e, claro, aquela marca registrada: olhos superdelineados.
As joias também estarão em evidência, acompanhando o look, os indianos amam. São brincões, colares grandes e detalhados, piercings de nariz, muitos anéis, braceletes e pulseiras, mas lá na Índia é joia mesmo, “muito ouro” como já dizia o bordão da Khadija, em O Clone, mas aqui no Brasil vale as boas e velhas bijus.
BADULAQUE-SE
Sem se focar em nenhuma coleção específica, nem nas novelas, e pra quem gosta da influência indiana, investir em acessórios é uma boa pedida. Pra começar, tente a pashmina, um brincão ou um colar. Quem gosta mesmo e quer ir fundo, pode se arriscar numa releitura do salwar kameez como a Isabeli Fontana usou nas passarelas.
Prova é: quem não se lembra da novela O clone, quando todas tinham a bendita pulseirinha da Jade? Ou no folhetim Da cor do pecado, que lançou a moda do brincão desigual? E a personagem Rakelli, de Beleza pura, com as meias coloridas e sandália plataforma? Das antigas, tem a Sandrinha, de Torre de babel, que emplacou a blusinha com a alça do sutiã aparecendo, algo considerado o cúmulo do brega pelos fashionistas de plantão, mas que entrou pra moda, e até hoje, se vê facilmente nas ruas. E mais recentemente, a franjinha da Alícia de A favorita, moda que caiu no gosto das meninas e ferveu os salões de beleza.
Agora, a bola da vez na telinha é a moda indiana, lançada pela novela das 8 da Globo, Caminho das Índias. Mas será que essa moda pega? Parece que sim. A exuberância da cultura indiana já entrou para as coleções dos mais antenados. Os modelitos orientais estão no último editorial da luxuosa Daslu e também prometem cair no gosto popular dos grandes comércios, como o da Rua 25 de Março e o Bairro Bom Retiro, em São Paulo, e nos polos da moda mineira, Barro Preto e Prado em Belo Horizonte.
Para o estilista João Paulo Durão, a moda indiana não alcançará muito as grandes marcas e sim as confecções populares, pois o étnico já está saindo das grandes tendências, e dando lugar a um inverno mais monocromático e sóbrio, por causa da crise econômica mundial. “As peças que estão sendo lançadas são de investimento que durem mais, por isso o pouco uso de estampas, cores e adornos.”
Mas vale saber que a moda da Índia vai muito além das túnicas e vestidinhos “indianos”. No dia-a-dia, as roupas mais usadas são o Saree e o Salwar Kameez. O Saree é aquele pano cumprido enrolado ao corpo, já o Salwar Kameez é um conjuntinho de túnica e calça, tudo feito de algodão e muito colorido.
Além das roupas, a maquiagem é outra característica marcante e tem tudo pra ser tendência no inverno. Tons fortes, muito brilho, sobrancelhas bem marcadas e, claro, aquela marca registrada: olhos superdelineados.
As joias também estarão em evidência, acompanhando o look, os indianos amam. São brincões, colares grandes e detalhados, piercings de nariz, muitos anéis, braceletes e pulseiras, mas lá na Índia é joia mesmo, “muito ouro” como já dizia o bordão da Khadija, em O Clone, mas aqui no Brasil vale as boas e velhas bijus.
BADULAQUE-SE
Sem se focar em nenhuma coleção específica, nem nas novelas, e pra quem gosta da influência indiana, investir em acessórios é uma boa pedida. Pra começar, tente a pashmina, um brincão ou um colar. Quem gosta mesmo e quer ir fundo, pode se arriscar numa releitura do salwar kameez como a Isabeli Fontana usou nas passarelas.
Pulseiras e braceletes
Chamadas de churis, as indianas usam várias pulseiras finas em cada braço, igual à Rani (Brendha Haddad). Outro jeito é usar um bracelete grosso.
1 - Pulseira Elbaraka (R$ 32)
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Brincos
Os modelos mais longos podem ser usados solitários, o que está em alta. Se optar pelos coloridos, combine-os com os de metal.
1 - S&B (R$ 164, o par)
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AnéisEles são grandes e têm pedras coloridas. Indira (Eliane Giardini) os exibe em vários dedos da mão. Para garantir praticidade, escolha apenas um. | |
Feel (R$ 68, cada um) |
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